12/23/2007

Locais a Visitar - Concelho de Peniche





Peniche


Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e subregião do Oeste, com cerca de 15 600 habitantes (Censo e 2001).

É sede de um município com o mesmo nome que tem 77,41 km² de área e 27 315 habitantes (Censo 2001), subdividido em 6 freguesias: Ajuda, Conceição e São Pedro(freguesias em que se divide a cidade) e Ferrel, Atouguia da Baleia e Serra d'El Rei, na zona mais rural. O município é limitado a leste pelo município de Óbidos, a sul pela Lourinhã e limitado a Oeste e a Norte pelo oceano Atlântico.

Foi elevada a vila em 1609 e a cidade em 1 de Fevereiro de 1988.
Peniche tem vários quilómetros de costa marítima variada onde se podem encontrar uma grande variedade de praias de finas areias e águas límpidas que chegam a ter extensões de vários quilómetros. A cidade encontra-se edificada numa península que tem como ponto mais ocidental o cabo Carvoeiro.

É neste concelho que podemos encontrar o arquipélago das Berlengas, situado a cerca de 11 milhas a Oeste do Cabo Carvoeiro.

Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de aves, peixes e flora.

Durante muitos anos, a principal actividade económica deste concelho foi a pesca, sendo o Porto de Peniche um dos principais portos de pesca portugueses. O porto de pesca encontra-se situado na costa sul da península de Peniche.

Está previsto a construção de um hipermercado Modelo junto ao Cabo Carvoeiro.

Encontra-se em estudo a probabilidade de haver fontes de energia não renovável nas águas ao largo de Peniche, podendo se dar a exploração de Petróleo dentro de poucos anos.

Património
Forte de Peniche
Igreja de São Pedro
Igreja da Misericórdia de Peniche
Capela de Nossa Senhora dos Remédios
Gruta da Furninha
Igreja de São Leonardo, em Atouguia da Baleia
Fonte Gótica de Atouguia da Baleia
Pelourinho de Atouguia da Baleia
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Praça-forte de Peniche - No lado sul, junto ao mar, fica a fortaleza do século XVI, usada como prisão durante o regime de Salazar. Ficou famosa pela fuga do líder comunista Álvaro Cunhal.
Muralha de Peniche - A cidade de Peniche está em parte rodeada de muralhas do século XVI.
Farol do Cabo Carvoeiro
Cabo Carvoeiro

Praias

Praia Cova de Alfarroba
Praia da Consolação
Praia de Almagreira
Praia de Medão / Supertubos
Praia de São Bernardino
Praia do Baleal Campismo
Praia do Baleal Norte
Praia do Baleal Sul
Praia do Molhe Leste
Praia dos Frades

Transportes
IP6

Desporto
Peniche tem uma equipa desportiva é o Grupo Desportivo Peniche ; o estadio é o Estádio do Grupo Desportivo de Peniche.

Gastronomia
Caldeirada de Peniche
Pastéis de Peniche
Sardinha assada

Rendas de Bilros
A tradição das rendas de bilros em Peniche é anterior ao século XVIII. Estas rendas têm duas características: eruditas (imitam os padrões estrangeiros contornados com fio mais grosso -"torçal") e populares (com motivos populares unidos por "tranças" e "pastilhas"). Os motivos das rendas populares são; o limão, a rosa, a felicidade, etc. A renda de bilros é feita geralmente em almofada (rebolo), sobre a qual é colocada uma cartolina perfurada onde se encontra o desenho. Por vezes, é necessário usar centenas de bilros para certos tipos de rendas de bilros.

Ligações externas
Fotografias de Peniche
Fotos e videos de Peniche

Sem comentários: