7/09/2007

Notícias Locais e Regionais

1ª Página

Sociedade

Desporto

Acontecimentos Culturais

Animação

Cinema

Festas

Top Cultural

Notícias Locais de Peniche

Notícias Locais do Bombarral

Notícias Locais do Cadaval

Notícias Locais de Caldas da Rainha

Notícias Locais de Óbidos

Notícias Locais da Lourinhã

Notícias Locais de Torres Vedras






Deco Proteste – Estudo de preços dos supermercados na Região.

A Deco Proteste 'veio às compras' aos supermercados da região, e concluiu o seguinte nos concelhos abaixo indicados: Nas Caldas da Rainha, é possível economizar muitos euros, especialmente se as compras forem efectuadas no E. Leclerc. Aqui o cabaz ronda os 105 euros.No MiniPreço, os preços sobem para 109, seguido do Modelo (111), Superlinda (119), e Ponto Fresco (124).
No Bombarral, a diferença entre o Intermarché e o Ponto Fresco é de 14 euros, sendo que o primeiro atinge os 110 euros e o segundo os 124.
Em Peniche, dos quatro supermercados analisados, o mais acessível é o Pingo Doce (106), seguido pelo MiniPreço (116), Intermarché (119), e Pruricoop (119).

Peniche, 9 de Agosto de 2007 - Urgências: Argumentos para encerrar urgência de Peniche vão ser reanalisados.
O Ministério da Saúde e a Câmara de Peniche decidiram hoje manter abertas as negociações até ao final de Setembro no processo de eventual encerramento da urgência do hospital da cidade, admitindo a hipótese de assinarem um novo protocolo.


O montante de crédito malparado nos empréstimos concedidos pela banca aos particulares portugueses bateu um novo recorde.
Em Maio, os calotes das famílias à banca chegaram aos 2,235 mil milhões de euros, revela o boletim estatístico do Banco de Portugal, ontem divulgado.
Entre Abril e Maio deste ano, o volume de crédito malparado aumentou em 50 milhões de euros, o que significa uma média diária de acréscimo de 1,6 milhões de euros. A percentagem do crédito de cobrança duvidosa já representa 1,86 do total dos empréstimos concedidos pela banca aos particulares.A taxa de incumprimento é mais elevada no crédito ao consumo e para outros fins que no crédito à habitação, o que é natural porque as casas estão hipotecadas e quem não paga os empréstimos, arrisca-se a ficar sem habitação.O crédito à habitação representa a fatia dominante dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares (95,8 mil milhões de euros em 119,991 mil milhões) e representa pouco mais de metade dos calotes ( 1,22 mil milhões de euros).O grau de risco no crédito ao consumo é mais elevado, uma vez que dos 11,8 mil milhões emprestados, 556 milhões já estão na ‘lista negra’ do crédito malparado.A subida de juros está a ter consequências devastadoras nos orçamentos das famílias endividadas.Em Maio último, a taxa de juro média do empréstimo à habitação em Portugal rondava os 4,63 por cento, o que compara com a taxa de 3,93 por cento de há um ano. A subida da taxa de juros, uma tendência que se irá agravar no decorrer deste ano, está a travar a concessão de novos empréstimos, mas o ritmo de crescimento ainda é significativo.O montante de empréstimos no crédito à habitação registou uma variação anual de 8,9 por cento e no crédito ao consumo o ritmo foi de 13,4%. NÚMEROS DO CRÉDITO- 85,929 mil milhões de euros foi o total do crédito concedido a particulares e empresas, em 2006, no distrito de Lisboa.- 37,749 mil milhões de euros foram emprestados a famílias e empresas do distrito do Porto em 2006.- 13,089 mil milhões de euros foi quanto as instituições financeiras emprestaram, no distrito de Setúbal, em 2006.- 10,589 mil milhões de euros, no distrito de Braga, foi o total do crédito concedido no ano passado a particulares e empresas.- 9,664 mil milhões de euros. Eis o total do crédito contraído por pessoas e empresas no distrito de Aveiro em 2006.- 7,478 mil milhões de euros foi o total do crédito, no distrito de Leiria, em 2006.- 7,313 mil milhões de euros emprestados a particulares e unidades empresariais do distrito de Faro no ano passado.- 6,839 mil milhões de euros, na Região Autónoma da Madeira, somou o crédito concedido a particulares e empresas em 2006.- 5,7 mil milhões de euros de contratos de crédito celebrados no distrito de Santarém no ano passado.- 5,53 mil milhões de euros emprestados, em 2006, a pessoas e unidades empresariais sediadas no distrito de Coimbra.- 1,125 mil milhões de euros, em Bragança, foi o total distrital mais baixo do crédito concedido.


Futebol - mercado de transferências
Este ano o mercado de transferências foi marcado pela contratação surpresa de Henry para o Barcelona. Um dos melhores avançados da selecção francesa de todos os tempos vai jogar em Camp Nou, numa transferência avaliada em 24 milhões de euros.
O antigo jogador do FC Porto Anderson, e o ex-jogador do Sporting Nani, também fazem parte da tabela, com o brasileiro a ocupar a segunda posição do ranking. Veja o top ten das transferências mais caras para esta época.
Top Ten
1. Fernando Torres - do Atlético de Madrid para o Liverpool - 36 milhões de euros
2. Anderson - do F.C. Porto para o Manchester United - 30 milhões de euros
3. Ribery - do Marselha para o Bayern - 26 milhões de euros
4. Nani - do Sporting para o Manchester United - 25,5 milhões de euros
5. Owen Hargreaves - do Bayern para o Manchester United - 25 milhões de euros
6. Eduardo da Silva - do Dinamo Zagreb para o Arsenal - 24 milhões de euros
7. Darren Bent - do Charlton para o Tottenham - 24,5 milhões
8. Henry - do Arsenal para o Barcelona - 24 milhões de euros
9. Forlán - do Villarreal para o Atl. Madrid - 21 milhões de euros
10. Malouda - do Lyon para o Chelsea - 20 milhões de euros

Lisboa – Radares em funcionamento.
Desde segunda-feira (dia 16 de Julho) quem ultrapassar os limites de velocidade em Lisboa nos 21 locais controlados por radar poderá ser multado.
Os radares vão ser activados já esta terça-feira, para efeitos de prevenção, passando a funcionar em pleno na próxima semana.
A activação dos radares surge depois de a Câmara de Lisboa ter sido notificada de um parecer favorável da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) que autoriza a sua utilização, na passada sexta-feira. De acordo com o parecer da CNPD, a decisão foi tomada mediante algumas condições, nomeadamente que o tratamento dos dados resulte apenas de radares colocados em vias municipais, sobre as quais a Polícia Municipal (PM), através da Câmara de Lisboa, tem jurisdição.«As finalidades legítimas da Câmara Municipal de Lisboa, responsável pelo tratamento, decorrem (...) das funções prosseguidas pela Polícia Municipal no domínio da fiscalização do trânsito rodoviário na área de jurisdição municipal», refere o documento, na explanação dos fundamentos da autorização.A Câmara tem colocados desde o final do ano passado 21 radares de velocidade em várias vias da cidade, os radares estão colocados na Segunda Circular (três) nas avenidas das Descobertas, da Índia, Cidade do Porto, Brasília, de Ceuta (dois), Infante D. Henrique (dois), Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Gago Coutinho e nos túneis do Campo Grande (dois), do Marquês de Pombal e da Avenida João XXI (dois) e na Radial de Benfica (dois).Os critérios que estiveram na base da escolha destas 14 vias foram o elevado índice de sinistralidade, a inexistência de semáforos e serem saídas de túneis.

As Sete Maravilhas de Portugal
Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), Palácio da Pena (Sintra), Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, Torre de Belém (Lisboa) e Castelo de Guimarães foram os monumentos eleitos como as Sete Maravilhas de Portugal e esta noite anunciados numa cerimónia realizada no Estádio da Luz, em Lisboa.
Os sete monumentos foram escolhidos entre 21 candidatos ao título Maravilhas de Portugal, através da Internet, SMS ou linhas telefónicas de número acrescentado.O Castelo de Almourol, o Castelo do Marvão, os conventos de Cristo e Mafra, a Fortaleza de Sagres, as Fortificações de Monsaraz, as igrejas de São Francisco e dos Clérigos, o Paço Ducal de Vila Viçosa, a Universidade de Coimbra, os palácios de Mateus e Queluz, as Ruínas de Conímbriga e o Templo Romano de Évora eram os outros monumentos candidatos.

7 Maravilhas do Mundo: Muralha da China e Cristo Redentor entre as novas Novas Maravilhas.
A Grande Muralha da China, o Taj Mahal (Índia) e o Cristo Redentor (Brasil) são três das novas Sete Maravilhas do Mundo, foi anunciado no sábado numa cerimónia em Lisboa.
Petra (Jordânia), a cidade inca Machu Picchu (Perú), o Coliseu de Roma (Itália) e a pirâmide de Chichén Itzá, localizada na península de Yucatán, no México, foram as outras maravilhas eleitas por 100 milhões de pessoas, através da Internet, SMS e linhas de telefone acrescentado, segundo anunciou a organização.
A divulgação oficial foi feita sábado à noite no estádio da Luz, em Lisboa, num espectáculo de 12 milhões de euros apresentado pelos actores Hillary Swank e Ben Kingsley e pela modelo e actriz indiana Bipasha Basu.
A cerimónia, assistida por algumas dezenas de milhares de pessoas nas bancadas (o número não foi divulgado pela organização) e por 1,6 mil milhões de telespectadores em mais de 170 países, movimentou 6.500 pessoas e ficou marcada pelas actuações de Dulce Pontes, José Carreras, Alessandro Safina, Chaka Khan, Jennifer Lopez (sem dúvida a artista mais aplaudida da noite) e o espanhol Joaquin Cortéz, que, para desilusão do público, acompanhou um grupo musical e não chegou a dançar.
A gala terminou com um colorido espectáculo de pirotecnia, depois de o presidente da New Seven Wonders Foundation e mentor da iniciativa, Bernard Weber, ter anunciado a realização das Sete Maravilhas da Natureza, em data ainda por definir.
A votação das Novas Sete Maravilhas teve início a 01 de Janeiro de 2006 e a escolha do local da cerimónia de declaração foi anunciada por Bernard Weber no passado dia 05 de Setembro, sob a justificação de que Portugal é "um país seguro e politicamente estável", com "uma larga experiência na organização de grandes eventos" e "um importante papel na História mundial, através dos Descobrimentos".
A iniciativa foi criticada pela UNESCO por não contribuir para a preservação dos locais eleitos e limitar-se aos votos de quem tem acesso á Internet ou telefone.

O Oeste mais perto do Norte e do Sul
O aumento das acessibilidades rodoviárias põe o Oeste mais perto do Norte e do Sul do país, em tempos de percurso e comodidade que seriam impensáveis há poucas décadas. No próximo domingo, dia 8, inaugura-se às 15h00 a Ponte da Lezíria, que faz uma ligação sobre o Tejo desde o Carregado ao concelho de Benavente. “Esta nova acessibilidade, que irá servir em primeiro lugar as populações da região Oeste e do Ribatejo, integra a A10 (auto-estrada Bucelas/Carregado/A13) e é o marco físico que assinala a conclusão da construção da concessão da rede Brisa”, refere um comunicado da empresa concessionária. Um dos objectivos desta obra - que será inaugurado pelo primeiro ministro e que contará com um concerto com José Cid e The Gift - foi o de facilitar o acesso ao aeroporto previsto para a Ota. A ponte tem duas faixas de rodagem com três vias cada e vai permitir ter acessos facilitados do Oeste para Sul e para Espanha e do Norte para Sul e para Espanha, sem passar por Lisboa. Agora, nas suas deslocação para o Algarve, Alentejo ou Espanha, os caldenses poderão experimentar apanhar a A15 até Rio Maior, mudar para um curto troço do IC2 até Aveiras de Cima e aí apanhar a A1 para, logo a seguir, virar para a A10 atravessando o Tejo no Carregado.

Maior árvore de Natal da Europa passa para o Porto
A maior árvore de Natal da Europa, com 76 metros de altura, vai ser colocada este ano na Avenida dos Aliados, no Porto, após vários anos em Lisboa, anunciou na quinta-feira o banco promotor da iniciativa. O anúncio foi feito pelo presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, na assinatura do acordo de entrega da árvore à Câmara do Porto, cerimónia em que participou o presidente da autarquia, Rui Rio. A árvore de Natal, com 280 toneladas, vai medir a mesma altura do edifício mais alto do Porto, a Torre dos Clérigos, e vai estar iluminada 52 noites consecutivas, entre 17 de Novembro e 07 de Janeiro de 2008

IVA sobre o Imposto Automóvel
Os contribuintes devem reclamar junto dos tribunais o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) pago na compra de automóveis nos últimos quatro anos, defendem dois fiscalistas contactados pelo "Diário Económico". A posição surge um dia depois de a Comissão Europeia ter exigido a Portugal o fim da aplicação do IVA sobre o Imposto Automóvel, que foi aplicado até ao passado dia 30 de Junho. Desde essa data, a tributação no sector automóvel sofreu alterações, mas continua a verificar-se idêntica tributação do IVA sobre o IA.Para Rogério M. Fernandes Ferreira, antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, os contribuintes "têm legitimidade para questionarem a aplicação do IVA sobre o IA" e o Estado poderá vir a ter que devolver o IVA pago pelos contribuintes.Um outro fiscalista, Diogo Ortigão Ramos, defende idêntica abordagem, afirmando que "existe base legal para que os consumidores reclamem o IVA indevidamente pago" na compra de veículos automóveis entre 2003 e o final de Junho.

Desporto - Futebol Peniche desce aos Distritais de futebol
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol deliberou, na sua reunião de 6 de Junho, punir o Grupo Desportivo de Peniche com as penas de derrota (3-0) nos jogos que efectuou nos dias 22 e 29 de Abril, contra o União Desportiva da Caranguejeira e Associação Desportiva Penamacorense, respectivamente, ambos a contar para o Campeonato Nacional da 3ª Divisão e multa de 1500 euros.. Assim e com a perca destes pontos, é ultrapassado na classificação geral pela Caranguejeira que se mantém no Nacional da 3ª Divisão. Nesta mesma reunião foi deliberado impedir o Peniche de registar novos contratos ou compromissos desportivos e ainda de renovar os já existentes, por incumprimento da sentença judicial proferida pelo Tribunal de Trabalho de Braga, no âmbito de um processo em que foi condenado no pagamento de determinadas quantias contratuais ao seu ex-jogador Leandro Naldoni Peduto.


Água
Água de Castelo de Bode chega em Agosto e está garantida por trinta anos O Bombarral é um dos seis municípios do Oeste que deverá, a partir de Agosto, começar a ser abastecido de água captada na barragem de Castelo de Bode, tal como Cadaval, Lourinhã, Óbidos, Peniche, e Rio Maior. Os trabalhos de ensaio estão a decorrer. Quem o afirma é José Salgado Zenha, presidente da Águas do Oeste, que sublinha ainda que o abastecimento está "garantido para lá de 2035". A obra desenvolvida pela Águas do Oeste "está praticamente concluída", refere Salgado Zenha. Quando terminada vai permitir captar água desde a Póvoa de Santarém até todo o centro e norte da Região Oeste. Segundo o presidente da Águas do Oeste, a obra constitui um investimento de "perto de 50 milhões de euros". Outros municípios do Oeste perfilam-se para receber água da mesma barragem. Nas Caldas da Rainha a obra encontra-se em "fase adiantada", e em Alcobaça e na Nazaré a obra tem já "concurso adjudicado".

Torres Vedras Primeiro shopping do Oeste abre em Outubro
Para descentralizar consumo de Lisboa. A data oficial de abertura daquele que vai ser o primeiro shopping da região Oeste, prevista para o próximo dia 17 de Outubro. O Arena Shopping vai ter 100 lojas. O Centro Comercial conta com o “know-how” da Mundicenter e com a forte presença do grupo Indetex (Bershka, Oisho, Stradivarius, Pull & Bear, Lanidor, Promod, Kidd´s Class, Sportzone, Boutique dos Relógios e Loja do Gato Preto), com 15 restaurantes, entre os quais o MacDonald´s e Pizza Hut, um hipermercado Jumbo com Loja Box, cinco salas de cinema Lusomundo, um Health Club e Parque de estacionamento gratuito e coberto.
































1 comentário:

Anónimo disse...

O teu blog está muito fixe. Parabéns